Pousada dos Mineiros

Rio das Ostras - RJ

 

 

   

 

Praias - Rio das Ostras

 

 

Praia do Abricó

 

Essa praia é caracterizada pelas suas águas mornas e esverdeadas. A Praia do Abricó tem 4 km de extensão, com uma largura de 20 metros. O lugar é muito procurado por quem pratica pesca de anzol em Rio das Ostras, fica localizada paralelamente a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Pouco freqüentada por banhistas devido a profundidade de suas águas e relativa força das ondas que quebram junto da areia. Deve-se ter cuidado redobrado para crianças.

 

 

Praia da Tartaruga

 

Devido à grande quantidade de tartarugas marinhas, essa praia em Rio das Ostras, foi batizada com esse nome. A praia, além de ser um habitat natural das tartarugas, serve como área de preservação do projeto Tamar. O Projeto Tamar escolheu essa bela praia para preservar as espécies que corriam o risco de extinção. Com a implantação do projeto, os pescadores que antes caçavam as tartarugas para comer sua carne e ovos passaram a procurar e cuidar dos ninhos. Com aproximadamente 300 metros de extensão e águas tranqüilas. Indicada para crianças, pois devido a uma formação rochosa, conhecida como “Pedra da Tartaruga”, impede que ondas grandes ou correntes passem diretamente pela praia. Avista-se diariamente tartarugas junto a pedra da Tartaruga, local indicado para pesca.

 

 

Praia do Bosque

 

Continuação da Praia do Centro. A Praia do Bosque tem esse nome, pois está localizada no bairro Bosque em Rio das Ostras. O local tem vegetação tão preservada, que até suas ruas tem nomes de árvores. A praia tem 500 metros de extensão e 15 metros de largura. Alguns confundem a Praia do Bosque com a Praia do Centro por ser continuação da mesma. Possui quiosques em toda orla, aparelhos de ginástica e uma quadra de vôlei de areia onde acontecem campeonatos municipais e regionais. Alguns quiosques possuem guarda-sol e cadeiras para um melhor conforto e atendimento aos turistas.

 

 

Praia do Centro

 

É a praia com o maior número de banhistas e a mais famosa da cidade, graças à sua localização, no centro de Rio das Ostras, e baixa profundidade das águas. A praia tem 1,8 km, com largura que varia de 10 a 20 metros. É ideal para as crianças, pois esta praia é rasa e não tem ondas grandes. Seu calçadão é repleto de quiosques, bares e restaurantes, que ficam abertos também durante o dia, na extrema direita da praia ficam a Praça São Pedro, o Píer do Centro e o Iate Clube da cidade. Água transparente, morna e esverdeada, tem areias amareladas, coloração típica das areias monazíticas das praias da região. É o ponto de embarque para as escunas que percorrem o litoral e da maioria das bananas-boat.

 

 

Praia do Cemitério

 

É uma praia relativamente pequena, com 300 metros de extensão, e que fica próxima à Boca da Barra. O lugar fica também perto da Foz do Rio das Ostras. À frente desta maravilha ainda podemos ver as Ilhas do Coqueiro Só, de Trinta Réis e de Quinze Réis, locais de pesca de linha e de mergulho. Por toda sua orla encontram-se residências, bons restaurantes e bares, além de quiosques em toda sua calçada.

 

 

Praia Boca da Barra

 

No limite esquerdo da praia está a Boca da Barra, onde deságua o rio que dá nome à cidade. Destaca-se no entorno a vegetação da encosta da colina. Do local avista-se as Ilhas: Coqueiro Só e as pequeninas Trinta Réis e Quinze Réis. Por toda sua orla encontram-se residências, além de excelentes bares, restaurantes e quiosques. No verão, bananas-boat fazem ponto de partida no local. É o reduto dos pescadores, e onde você encontra peixarias e pode acompanhar o movimento dos barcos de pescas que chegam ao píer.

 

 

Praia da Joana

 

É uma das praias menos freqüentadas de Rio das Ostras, pois fica longe das principais vias de acesso de Rio das Ostras. Com 80 metros de extensão, do lugar pode-se avistar belas ilhas. Possui grandes atrativos, entre eles a vista de belas ilhas que ficam muito próximas de suas areias, destacando-se a Ilha das Pombas que também é conhecida por alguns como "Ilha do Coqueiro Só". Águas transparentes, mornas e esverdeadas. O lado esquerdo da praia é indicado para crianças e para a prática de mergulho.

 

 

Praia Virgem

 

Pode-se dizer que a Praia Virgem é lugar deserto em Rio das Ostras. É a praia menos freqüentada da cidade, pois suas águas têm grandes profundidades. O local possui a natureza mais preservada de Rio das Ostras, com grande concentração de vegetação nativa, no seu 1 km de extensão. Possui a presença de formações rochosas em ambos os lados.

 

 

Praia Areias Negras

 

Essa praia situa-se na Costazul de Rio das Ostras, possuindo águas mornas e transparentes e areias escuras em função do maior teor de monazita, indicada para tratamentos medicinais. Com 100 metros de extensão, a praia é propícia para banhos e pesca de linha e mergulho livre, principalmente junto à Ilha do Costa. A Praia das Areias Negras possui formato de ferradura.

 

 

Praia do Remanso

 

Também fica na Costazul de Rio das Ostras, e suas pedras formam pequenas lagoas, principalmente nos meses de verão, tornando-se assim um ótimo local para as crianças. Em frente à praia está a Tocolândia com artesanato, horto e um pequeno playground. Possui extensão de aproximadamente 200 metros. Águas mornas, esverdeadas e transparentes. Suas areias são amareladas, coloração típica das areias monazíticas das praias da região. Excelente para banhos principalmente nas piscinas naturais que se formam entre os rochedos que afloram à superfície.

 

 

Praia Costazul

 

A praia tem 4,5 km, sendo uma das maiores de Rio das Ostras. Alguns trechos são muito procurados pelos surfistas e mergulhadores. Esta praia, que fica situada num elegante bairro, possui águas mornas, transparentes e de tonalidade esverdeada. Também conta com areias amareladas, que é uma coloração típica das areias monazíticas das praias da região. No centro da praia fica a lagoa coca-cola, que é boa para banho. É a praia mais conhecida de Rio das Ostras. A coloração azul do mar é deslumbrante. Além de propícias a banho, é constante a pesca de linha e de mergulho.

 

 

Praia Enseada das Gaivotas

 

Conhecida como o recanto de mar azul de águas mornas, a praia é habitat das baleias para amamentarem seus filhotes. Certamente o "Berço das Baleias" é uma atração a mais em Rio das Ostras. Fica situada no Loteamento das Gaivotas.

 

 

Praia Itapebussus

 

A Praia de Itapebussus é uma das mais bonitas do município de Rio das Ostras. Ela possui uma larga faixa de areias brancas e águas límpidas, por sinal as mais claras do município. É possível realizar mergulhos com snorkel perto de suas formações rochosas. junto fica a Lagoa de Itapebussus. Um colírio natural.

 

 

Mar do Norte

 

Essa praia fica a 15 km do centro de Rio das Ostras e é uma das menos visitadas, apesar de ser uma das maiores praias de Rio das Ostras, com 7 km extensão. Mar do Norte se divide em outras várias praias, como Praia do Jorge Inglês e Praia de Itapebussus. Possui águas mornas e transparentes presença de vegetação junto as rochas atraem os apaixonados pelo mergulho e pesca submarina, sem esquecer da grande quantidade de peixes que faz de Mar do Norte uma das melhores opções para a pesca de anzol na região.

 

 

Praia das Pedrinhas

 

É a última praia da cidade antes de chegar a Macaé/RJ. É tranqüila e encantadora.

 

 

 

 

Pousada dos Mineiros - Rio das Ostras - RJ

Tel.: (22) 2771-1844 / (22) 9231-5350 / (31) 8886-8220 / (31) 9972-8220 / (31) 33787054

pousadadosmineirosro@gmail.com